As transformações esperadas em 2021 não ficaram apenas no âmbito social, mas também nos Negócios, seja físico ou digital.
É por causa disso que o setor de Marketing Digital se submeteu a diferentes mudanças: para que as empresas consigam se colocar em evidência de maneira eficaz, mesmo após 2020, um ano que trouxe tantos desafios e necessárias adaptações.
Os especialistas de Marketing avaliaram como está sendo a receptividade do mercado e também como as empresas usam canais que têm agora para alcançar seus consumidores.
Tendo tudo isso em vista, se verificou as melhores tendências para que o Marketing Digital das empresas seja feito com melhor assertividade.
Quanto mais as empresas e os profissionais de Vendas sabem como funcionam as novas tendências para divulgação de serviços, produtos e pessoas, na internet, mais retorno.
Considerando tudo, serão mostradas aqui as tendências do Marketing Digital em 2021, que servem para todos os tipos de clientes.
Indice do Post
#1. O UGM – User Generated Content deu Certo!

Entenda: Muitos consumidores, ao ver uma empresa divulgando os seus próprios serviços ou produtos e destacando os pontos positivos dos mesmos, têm dificuldade em acreditar que aquilo seja uma informação real.
Afinal, é claro que a empresa não falaria mal do que ela própria faz.
Por isso, é normal que surja um pouco de desconfiança e de medo de ser vítima de uma propaganda enganosa, o que quase todo consumidor já foi na vida.
Pensando nisso, as pessoas decidem procurar a opinião de outros que também já usaram os serviços ou produtos de determinada empresa e é disso que o conceito User Generated Content explora.
Praticamente todo mundo já viu empresas que compartilham publicações, tweets ou stories de clientes reais falando que ficaram felizes com o resultado do produto ou do serviço, certo?
Quando o consumidor vê isso, ele tende a ir visitar o perfil desse outro consumidor e, ao confirmar que se trata de uma pessoa real que gostou do que a empresa forneceu, cria-se mais confiança.
Dessa forma, qualquer empresa tem de estar atenta à estratégia User Generated Content, verificando se há depoimentos positivos de consumidores e fazendo questão de colocá-los à vista dos seus novos clientes.
Antes disso, porém, é sempre importante pedir permissão: vale mandar uma mensagem privada para esse cliente e perguntar se o perfil oficial da empresa pode compartilhar o seu depoimento e a sua opinião.
Porém, cabe lembrar: essa é uma das grandes tendências do Marketing Digital e não se deve subestimá-la.
#2. Vídeos Curtos no TikTok a Todo Vapor

O TikTok está se consolidando como uma das maiores formas de aumentar a visibilidade de uma empresa. Isso porque os seus vídeos curtos servem tanto para proporcionar diversão quanto para fazer divulgações.
O melhor é que, como o TikTok é composto por vídeos bem curtos, há poucas chances de as pessoas não assistirem a eles e de a estratégia de Marketing falhar.
Inclusive, os consumidores costumam gostar bastante quando a empresa decide fazer algum vídeo divertido de TikTok com a finalidade de mostrar algum produto ou algum serviço.
O Reels do Instagram é uma proposta concorrente que reproduz o mesmo formato (ou parecido) ao TikTok, usando vídeos curtos, fique atento à como seu consumidor se comporta nesse app também.
Afinal, uma das coisas as quais os consumidores têm se engajado nesses aplicativos é a descontração, logo é interessante explorar todas as opções de vídeos criativos que essa rede social oferece.
#3. Buscas Sem Clique já é uma Realidade no Google!

Muitas pessoas já passaram pela experiência de fazer uma busca no Google e, já na página de resultados, obtiveram uma prévia bastante completa do que elas precisavam.
Graças à tática Google Zero-Click Searchers ou Buscas Sem Clique que está disponível no buscador do Google…
Dessa maneira, não haveria necessidade nem mesmo de acessar a página em si e isso tem sido considerado excelente para o Marketing Digital. O que se nota é que o Google dá mais visibilidade para sites que oferecem esses resultados.
Sendo assim, se a sua empresa der aos seus clientes resultados com visibilidade completa mesmo sem que eles tenham de clicar no seu link, o que é chamado de SERP, mais atraente para o mercado consumidor ela será.
Este é um recurso ativado pelo Google, deliberadamente, pode ocorrer quando algum conteúdo do seu site atende uma demanda de pesquisas orgânicas no buscador.
Se você está pensando que o fato de as pessoas não clicarem no seu site vai abaixar a quantidade de tráfego, de leads e de retorno, está enganado: como a sua empresa oferecerá uma informação de forma simplificada em primeira mão, espera-se que os clientes acabem decidindo por acessar o seu conteúdo mais completo..
#4. Marketing de Indicação ou Referência

Todo mundo já viu aquelas promoções nas quais uma pessoa ganha vantagens se consegue outra cliente para a empresa.
Por exemplo: se alguém vier se matricular no curso de Inglês e disser que foi indicação sua, você ganha uma mensalidade grátis e por aí vai.
Pois esse método ganhou espaço dentre as tendências do Marketing Digital em 2021 exatamente porque as pessoas têm mais confiança quando é um consumidor contando sobre o produto ou serviço que usou.
Essa é uma forma sutil de se trabalhar com marketing de afiliados, é uma forma inteligente: basicamente um cliente seu ganha um link especial que o incentiva a divulgar seus produtos deliberadamente, trazendo assim mais clientes para seu negócio.
Porém, é importante que as premiações para quem conseguir realmente levar um cliente a mais para a empresa sejam interessantes. Caso contrário, os consumidores não demonstraram empenho.
O ideal é que a indicação continue sendo valorizada constantemente e não apenas em determinados períodos: assim, os consumidores ficam sempre estimulados a indicar os produtos e serviços da sua empresa.
#5. Influenciadores Digitais seus Melhores Aliados

As cifras elevadas que os influenciadores digitais recebem para fazer o que é chamado de públicos costumam chamar a atenção e fazem com que as empresas achem que é impossível ter uma parceria desse tipo.
Não é verdade: existem influenciadores iniciantes, com uma quantidade bem razoável de seguidores, que cobram um valor bem menor para fazer parcerias.
Ao mesmo tempo, esses influenciadores digitais iniciantes, algumas vezes, até aceitam substituir o pagamento em dinheiro pelo que é chamado de permuta.
Essas pessoas têm a admiração de diversos seguidores e é por isso que elas se tornaram chave do Marketing Digital.
Por isso, para colocar os produtos ou serviços da empresa em evidências, recorrer à divulgação por parte de um digital influencer é uma excelente escolha.
Para escolher qual deles é o mais viável, deve-se observar quantos seguidores há e qual é o nível de engajamento: há muitos comentários nas publicações? Se o resultado for sim, então esses seguidores são reais mesmo e podem ser influenciados a se tornar clientes da sua empresa.
#6. Hype-se com Marketing de Conteúdo!

Uma das regras importantes para a publicidade há algum tempo é criar Marketing de Conteúdo. Isso significa abolir a propaganda apenas pela propaganda e fazer com que as pessoas que chegam às redes sociais ou aos sites da empresa realmente encontrem uma informação relevante.
Por exemplo: se a empresa fabrica pomadas para bebês, é interessante que os seus conteúdos falem mais sobre como evitar assaduras, como melhorar a alimentação do bebê, como escolher o melhor modelo de fralda, etc.
Dessa forma, o cliente verá essa marca como uma referência de como proporcionar bem-estar para o bebê e confiará muito mais nos seus produtos.
O Marketing de Conteúdo está dentre as tendências do Marketing Digital por que já ficou confirmado que os clientes não dão atenção a propagandas que apenas divulgam o produto ou serviço e o preço, na modalidade tradicional.
Trazer informações aos clientes de forma que eles ganhem conhecimento com o produto ou serviço é uma forma indispensável de fazer publicidade e que vai conseguir ainda mais relevância em 2021.
#7. Apostar Mais em Profissionais Especializados

Quando uma empresa começa, é normal que alguém fique responsável por lidar com os clientes e por cuidar do Marketing, com as publicações nas redes sociais ou mesmo alugando outdoor.
Porém, em 2021, espera-se que cada vez mais empresas tenham consciência de que contar com profissionais especializados no Marketing passou a ser um atalho para se ter mais retorno quando se trata do mundo do marketing e vendas.
Por isso, contratar pessoas que tenham conhecimento técnico na parte de Marketing e Vendas e que tenham boa experiência de como cuidar da interação com os consumidores e de como cativá-los.
É por isso que os profissionais do Marketing podem ter um campo de trabalho com mais oportunidades a partir do próximo ano.
#8. 2021 sem SEO de Verdade, nem Pensar!

O SEO não é nenhuma novidade para quem vivencia Marketing Digital no seu dia a dia e, considerando as tendências para 2021, ele fundamental.
Trata-se da maneira de posicionar os conteúdos no buscador do Google a fim de que a sua empresa tenha uma visibilidade maior.
Apesar de estar entre as tendências do Marketing Digital para 2021, o SEO de Verdade já tem ajudado empresas há anos a conseguirem um posicionamento mais estratégico.
Isso significa que se usam palavras-chave que os consumidores naturalmente associam aquele produto ou serviço e que serão escritas na busca quando se quer achar um serviço ou produto.
Normalmente, até as pessoas menos experientes podem usar SEO e existem ferramentas digitais, até do próprio Google, que ajudam os empreendedores a saber quais palavras-chave são melhores para cada um dos seus produtos.
#9. Corteje seu Cliente por Uma Jornada Inteligente

Existe uma estratégia desenvolvida pela Digital Marketer, conhecida como Jornada de Valor, que consiste de 8 passos com o objetivo de fazer seu cliente ficar sempre próximo da sua marca.
Que estimula o consumo, confiança e recorrência de venda dos seus produtos, baseado apenas na experiência que um cliente com uma jornada inteligente, que pode desenvolvida por especialistas em marketing certificados, sobre medida para sua empresa ou negócio.
Esse conceito vale um outro artigo, por hora vamos ilustrar uma pequena ideia de como aplicar isso rapidamente usando suas redes sociais.
O Instagram, por exemplo, é uma das ferramentas mais indicadas para fazer com que os consumidores interajam mais com a empresa através de uma jornada inteligente.
Para tanto, pode-se fazer enquetes nos stories, perguntando sobre quais são as preferências, aquele consumidor já usou daquele serviço ou produto, etc.
Quando o consumidor tem a chance de interagir, ele sente que a empresa está o levando em conta, mas é preciso atenção: trazer uma resposta para esses consumidores é importante.
Se for uma enquete, por exemplo, vale a pena mostrar depois a esses usuários qual foi o resultado, quantas pessoas têm as mesmas preferências, etc.
O conteúdo interativo (com objetivos claros) precisa ser uma constante nas suas redes sociais.
Tendências do Marketing Digital em 2021 + Variáveis

Neste post do blog trouxemos o que consideramos mais relevante no que se diz respeito a Tendências de Marketing Digital para esse novo ano de 2021.
Entretanto as possibilidades são infinitas, e a cada dia poderão surgir novas ferramentas, aplicativos e estratégias de marketing que você pode vir aplicar no seu dia a dia da sua empresa ou negócio.
Perceba que apesar de todos os problemas que passamos em 2020, restrições do comércio, e cuidados de saúde pública, as empresas especializadas em marketing e vendas na internet foram as que mais cresceram.
Inclusive foi um período em que o pequeno empresário teve que se desenvolver e aprender marketing digital, desde rodar um simples anúncio no facebook até criar complexas estratégias de produção e posicionamento de conteúdo e marca com ajuda do marketing digital.
Novos postos de trabalho foram criados, e a classe trabalhadora passou a operar mais de home office.
E essa ano promete não ser diferente, por isso fique ligado.
Muito Top suas dicas, posso dizer que tem uma ferramenta excelente para gerar trafego orgânico, ela serve para anunciar automático em sites de classificados grátis, são mais de 340 sites atualmente cadastrados nesse programa ele se chama “editado pelo autor”, é só dar uma busca ai no Google e vai encontrar o site com esse programa, muito bom mesmo, sempre usei e faço vendas na internet praticamente só usando esse programa… ate uma próxima…