Você já reparou que muitas vezes acordamos com aquela vontade danada de não fazer nada, só queremos sombra e água fresca, e o pior dia da semana, para quem trabalha com carteira assinada é a segunda-feira não é mesmo?
A segunda-feira se tornou sinônimo de o pior dia da semana, porque é quando a grande maioria começa a derramar aquela enxurrada de reclamações:
- Ah não!!! Já vai começar tudo de novo?
- Difícil de acordar cedo na segunda-feira, hein!
- Nossa! Aquele transito terrível de novo!
- Cara, já to cansado desta semana…
Sem falar nas postagens bem humoradas sobre segunda-feira no Facebook, existem as mais variadas alegações para todo mundo odiar a segunda-feira, mas de fato a culpa não é da segunda-feira mas sim do sistema capitalista que instituiu o inicio da semana de trabalho (pelo menos na maioria dos casos), na segunda-feira.
O que essas pessoas não se dão conta é que estas atitudes não ajudam em nada e que querendo elas ou não, vão ter que enfrentar de qualquer forma, o inicio da semana.
Esta energia negativa esta impregnada no ar e vemos diversas pessoas insatisfeitas liberando cada vez mais este mal, e isto desencadeia uma série de atitudes que vão fazer com que a pessoa tenha uma péssima semana, que pode afetar a saúde física e emocional da pessoa.
Um dos comportamentos mais comuns na maioria dos casos é a preguiça. Ah a preguiça…
Seguindo o Wikipidia a Preguiça é definida como:
A preguiça pode ser interpretada como aversão ao trabalho, bem como negligência, morosidade e lentidão. (link)
Indice do Post
A preguiça é a inimiga nº 1 da produtividade
É normal sentirmos preguiça depois de um dia cheio de trabalho, e muito mais ainda depois que viajamos em situações desconfortáveis em transporte publico por ai, quando chegamos em casa não queremos nem de longe ouvir a palavra trabalho.
Para quem trabalha Online, existe uma grande diferença, a pessoa tem que produzir, tem que tocar o seu projeto, ela não recebe salário fixo, seu sustento depende única e exclusivamente do sucesso do seu negócio online, seja um Blog, uma pagina de Fã no Facebook, um E-commerce ou simplesmente a venda de infoprodutos. Como ser mais produtivo?
A preguiça vai tentar matar a sua produtividade e você não vai poder se render, mas fica tranquilo eu tenho uma boa noticia para você… Sim tenho.
Uma boa forma de combater a preguiça pra mim:
- É fazer aquilo que você gosta.
- É ouvir pessoas que você admira.
- É ajudar pessoas que dependem exclusivamente de você.
- É usar uma habilidade em que você é considerado o melhor.
Estas são algumas coisas que motivam e me tiram do estado da preguiça, para mim que trabalho como Internet Marketer ou como se diz no Brasil “Profissional de Marketing Digital”, pode ser muito prejudicial sentir preguiça mesmo não tendo que levantar sedo na segunda-feira, mesmo tendo meu próprio ritmo de trabalho, a preguiça pode atrapalhar minha rotina.
Tenha um Método simples e sofisticado para ser produtivo
Hoje se fala muito do termo procrastinação, que define o comportamento de adiar uma atividade que temos que fazer, mesmo que ela seja importante para nós. A preguiça é mãe da procrastinação, e você precisa criar uma estratégia para eliminar isso do seu dia a dia.
Uma dica para não procrastinar é criar uma agenda contendo todas atividades que você precisa realizar, qualificando suas atividades por ordem de importância, ex: Importante, Urgente, Não-Importante, Não-Urgente.
A explicação deste conceito vai ficar para outro artigo, mas pode ser representado no quadro conhecido como Matriz de Gerenciamento do Tempo, veja na figura abaixo:
Matriz de Gerenciamento de Tempo
Resumidamente entenda da seguinte maneira:
Importante / Urgente:
Todas as tarefas que você precisa fazer diariamente, que dependem especificamente de você e se não forem resolvidas vão te causar problemas maiores ou vão de dar mais trabalho para concluir.
Importante / Não-Urgente:
São tarefas que você considera importante e pretende realizar tão logo possa, tal como um cursos online, alias lhe recomendo os seguintes cursos: Segredo da Alta Performance.
Não-Importante / Urgente :
Tarefas que você pode entregar quando tiver mais tempo ou alguma atividade que precise terceirizar como a criação de uma vinheta para seu canal no YouTube, ou um Guest post no blog de algum parceiro de negócios.
Não-Importante / Não-Urgente:
São atividades das quais você não precisa se preocupar mesmo, que pode fazer no seu tempo livre, como bater um papo no chat do Facebook.
Mentalizando este conceito você vai otimizar o seu tempo e por incrível que parece não vai mais sentir a famigerada preguiça que atrapalha você alcançar suas metas, a Matriz Gerenciamento do Tempo é um conceito simples e intuitivamente usado por profissionais e empreendedores de alto desempenho, o que eu acredito que você queira ser.
Você pode criar uma agenda no seu aplicativo de planilhas eletrônicas, tipo Microsoft Excel, Microsoft Outlook mesmo ou mesmo utilizar algum extenção do Chrome ou Firefox que trabalhe como agenda eletrônica, existem vários e com varias suas funcionalidades, procure algo simples, porem pratico, que você possa agendar suas tarefas e se tornar empreendedor/profissional mais produtivo, Ok!.
Enfim…
Vimos neste post como podemos nos atrapalhar se formos atingidos pela preguiça de forma demasiada, e que ela é extremamente prejudicial para o empreendedor digital, profissional de marketing digital, e vimos também como driblar este inconveniente criando hábitos que nos tornam mais produtivos. No final quando você atingir suas metas pode se dar ao luxo de relaxar e porque não sentir uma saudável preguiça…
É assim que eu tenho feito e tenho tido ótimos resultados e você o que tem feito para ser mais produtivo?
Deixe um comentário, compartilhe suas experiências, se gostou deste post curta e divulgue nas redes sociais e nos ajude a espalhar esta ideia. 🙂