De acordo com dados do Content Marketing Institute, 77% das empresas americanas e 63% das brasileiras utilizam blog como estratégia de marketing digital. Blog também é a 4ª estratégia de marketing mais efetiva, perdendo apenas para eventos presenciais, estudos de casos e webnarios. Outra vantagem criar um blog corporativo é que geralmente é barato e fácil de manusear.
Mas como Criar um blog cativante, atraente e eficaz em para sua empresa ou projeto?
Nesse artigo descreverei algumas características do Inbound Marketing, fazendo uma analogia com o marketing viral, mostrando as vantagens de se utilizar essas estratégias em seu negócio.
Espero que no fim desse artigo, você possa estar mais animado e consciente de deixar seu blog ainda mais cativante.
Indice do Post
O que é Inbound Marketing?
O Inbound Marketing é um modo de pensamento relativamente novo, que se baseia na ideia de criação e compartilhamento de um conteúdo de qualidade direcionado para um público-alvo, utilizando táticas de marketing online. Com este conceito podemos quero dar dicas de como ter um blog cativante.
Explicando mais facilmente, esse novo modo de pensar é qualquer forma de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao invés de comprá-las.
Diferente do Outbound Marketing (forma tradicional de marketing), que se resume em qualquer tática de marketing que empurra produtos ou serviços aos clientes.
Algumas características que podemos destacar sobre Inbound Marketing:
- Custa 62% mais barato do que Outbound Marketing;
- Com o Inbound Marketing empresas que utilizam blogs conseguem 97% mais links apontando para sua plataforma.
- A média de ROI (retorno sobre investimento) produzido pelo Inbound Marketing é de 275%.
Através do Inbound Marketing, as marcas tornam-se mais facilmente encontráveis na web, e os consumidores são conduzidos aos sites através da geração de conteúdos que consideram valiosos.
Já deu para entender o quanto essa nova forma de marketing influencia em seu tráfego, não é? Fazemos agora uma ponte entre o Inbound Marketing e o Marketing Viral:
Muitos pensam que o marketing viral se resume em vídeos bonitinhos, de cães a gatos ou crianças fazendo graça. Mas o conceito vai muito além…
O marketing viral significa, na verdade, desenvolver um conteúdo que seja bem compartilhado pelo público alvo.
Nesse caso, para desenvolver o marketing viral é preciso que o conteúdo tenha tudo a ver com seu negócio, ou que pelo menos remeta a ele.
O marketing viral é considerado uma das armas mais fortes do marketing digital e, também, a grande força do Inbound Marketing.
Algumas vantagens do marketing viral
- Redução do custo de aquisição de novos clientes
- Aumento da conversão em vendas e em geração de novas leads
- Crescimento ativo de marketing, como o aumento do número de seguidores no Twitter, curtidas no Facebook, cadastros de e-mails, assinantes no Blog e etc.
- Aumento da relevância no Google, o Link Building
Ferramentas de Conteúdo e componentes integrados do Inbound Marketing
- Notícias/ Mídia/ Relações Públicas
- Infográficos
- Ebooks/ White Papers
- Webinars
- Podcasts
- Questionários
- Links diretos ou referenciados
- Social Bookmarking
- Fóruns online
- Vídeos online
- Marketing em Comentários
- Email marketing
- SEO
- Mídias Sociais
- Blogs
Ferramentas, promoções e materiais utilizados no Marketing Viral
Materiais: Publicação de Conteúdo: Webnars, Cursos Gratuitos, E-books, templates, Infográficos, white papers, slides de palestras e treinamentos.
Ferramentas: Ferramentas gratuitas, aplicativos online, aplicativos mobile, widgets.
Promoção: descontos, brindes e promoções com visão em propagação.
Como aplicar essas técnicas em seu site?
Inbound Marketing
Blogging – Tudo começa no blog é a melhor maneira de atrair novos visitantes para seu site. Para isso, invista em conteúdo engajador. Isso é o que chamo de conteúdo imã, porque ele precisa realmente atrair seu público.
SEO – Seus potenciais clientes começam pesquisando sobre seu produto ou serviço nos sites de busca. Para isso, saiba escolher a aplicar bem as palavras chaves referentes a seu ramo.
Social Media – Muitas pessoas ficam online interagindo com seus amigos, fazendo perguntas, participando de fóruns, compartilhando conteúdo. Esteja presente nas mídias sociais, e faça com que os usuários o associem ao seu ramo.
Marketing Viral
- Distribua produtos ou serviços gratuitamente.
- Ofereça meios que façam esses produtos ou serviços serem compartilhados para outros
- Utilize redes de comunicação já existentes para explorar seu conteúdo
- Tire proveito de recursos de terceiros
- Explore as motivações comuns das massas
Conclusão
O Inbound Marketing e o marketing viral influenciam efetivamente tráfego de seu site ou blog, e os tornam mais atraentes e cativantes. Utilize-os em suas campanhas e verá que os resultados serão surpreendentes.
Tanto um, quanto outro (lembrando que o marketing viral está dentro do Inbound) não são apenas meras tendências, mas técnicas que definem uma nova forma de comunicação com o cliente no universo digital.
Portanto, na próxima vez que for planejar a estratégia de marketing de seu negócio ou empresa, considere esses conceitos. Se bem executados, o caminho é menor e o retorno grande, em longo prazo.
Até a próxima e não deixe de participar dos comentários!