4 Algoritmos de SEO do Google que você precisa Domar

google search

No artigo 5 Ferramentas do Google que você precisa Aprender a Usar, falei sobre a importância de alguns recursos que o Google nos oferece, a fim de melhorarmos nosso SEO e ainda medir o tráfego de nossos sites.

Nesse artigo, porém, estarei descrevendo a funcionalidade de alguns algoritmos de SEO do Google, os “famosos e polêmicos Bichinhos”, que você, empreendedor, precisa domar.

Os nomes originais são em inglês: Panda, Penguin, Pigeon e Hummingburd.

Vou falar sobre cada um a seguir, Confira:

Post escrito originalmente em 21/08/2014

Google Panda (2011)

O Google Panda é um “temido” membro da fauna digital!

O algoritmo foi desenvolvido especialmente para detectar sites com qualidade de conteúdo “superficial ou baixa”.

Esse algoritmo busca sites que fornecem conteúdo pouco valioso, que produzem muitas notícias curtas, que mantém páginas de conteúdo superficial, que desenvolvem dezenas ou centenas de tags ou categorias, ou que raspam, copiam ou reproduzem conteúdo sem autorização.

Google Penguin (2012)

Desde maio de 2012, o Google lançou uma série de atualizações para seu algoritmo, a fim de penalizar os sites que praticam indexação abusiva.

O Google Penguin é o nome dado a uma série de atualizações do algoritmo. A intenção é punir o ranking de endereços que utilizam técnicas não ortodoxas de SEO para melhorar a posição de suas páginas.

A diferença do Google Panda para o Google Penguin, é que o Panda ataca a sites com conteúdo de baixa qualidade, enquanto o Penguin foca nos critérios externos, mais especificamente na verificação dos backlinks artificiais que vão contra as políticas de SEO do Google.

Google Hummingbird (2013)

Esse novo algoritmo tem um “Q” especial. Seu objetivo é analisar o modo como os termos de busca são escritos.

Isso palavra a palavra, a fim de oferecer melhores respostas às perguntas dos usuários.

Além disso, o algoritmo Google Hummingburd considerará o número crescente de pesquisas de voz, ou seja, lidando melhor com a conversação.

Esta mudança significa muito para os usuários do Google, pois a busca se torna mais responsiva e responde os objetivos digitados do campo de pesquisa do buscador.

Google Pigeon (2014)

O pessoal do Search Engine Land chamou o algoritmo de Google Pigeon porque a empresa não tinha um nome especifico até então.

A comparação é pelo motivo de um pombo ser um animal que voa para casa, remetendo a função do algoritmo que foi desenvolvido para pesquisas locais.

Para que o Google Pigeon possa oferecer resultados locais mais responsivos, serão levados em consideração antigos e conhecidos critérios e funções de pesquisa como o Knowledge Graph (recurso de buscas mais completas com informações relacionadas ao termo pesquisado diretamente na página de resultados da busca), a correção ortográfica e os sinônimos.

O Google Pigeon só foi lançado nos EUA. Mas é provável que em breve já esteja migrando para outros países.

10 Dicas para não ser Penalizado pelos (Bichos) Algoritmos de SEO do Google

Site de Pesquisa e Buscas do Google
  1. Cuide da gestão do conteúdo e capriche na essência:
    Nunca deixe de administrar o que rola no seu site. Crie coisas novas e publique em suas páginas, mas que sejam coisas ricas e não somente enchimento de linguiça.

  2. Crie conteúdo original e de qualidade, jamais copie:
    Para que seu site não seja taxado de ”Paraguaio” ou “Pirata”, faça seu próprio conteúdo. Se não tiver a manha da coisa, contrate redatores ou uma agência para fazer para você. Essa regra também vale para primeira.

  3. Tenha conteúdo bem produzido quanto à gramática e ortografia:
    Não deixe que conteúdos pobres no português entrarem em seu site. Para que as pessoas não pensem que foi o Seu Creisson que escreveu.

  4. Não deixe suas páginas vagas, atualize-as sempre:
    Publicar um post a cada dia meses não funciona. Não abandone seu site. Faça atualizações semanais, se for possível, diárias.

  5. Conheça politicas do Google quanto ao SEO:
    Pesquise sobre as regras que a marca exige. Lembre-se que o Google tem grande poder na web, e estra de acordo com sua política é praticar a boa conduta de seu site.

  6. Contrate Profissional especializado:
    Se for possível, se couber no orçamento, contrate um bom profissional de SEO para ajudá-lo na otimização de seus sites. Esses profissionais conecem técnicas que, muitas vezes não estão acessíveis a você.

  7. Otimize:
    Utilize bem os backlinks e tags de seu site, para que ele seja mais bem posicionado nos motores de busca. Otimize seus atalhos!

  8. Atraia parceiros semelhantes ao seu Projeto:
    Evite a publicação de seus backlinks em sites e páginas não diretamente relacionadas com o site alvo. Isso é para evitar o engano. Imagine uma pessoa procurando conteúdo sobre carros e clicando num backlink de seu site que trata de lingerie?

  9. Trace boas estratégias para seus sites:
    Se for preciso sempre atualize os objetivos, melhorando-os, principalmente com relação ao contexto do conteúdo e as palavras chave. Existem diversos profissionais que podem lhe auxiliar nisso. Invista!

  10. Entregue o que seu usuário Quer:
    Faça com que seus sites verdadeiramente agreguem valor aos usuários. De que adianta executar títulos matadores em seus artigos, se no fim do texto, o leitor achou tudo muito vago? Portanto, trabalhe com conteúdos recheados de conhecimento
Joelson Dantas: Joelson Dantas é Empreendedor Digital, Bacharel em Ciências da Computação e Especialista em Vendas Online. No blog Ideias que Vendem compartilha estratégias sobre Empreendedorismo e Marketing Digital.